sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Santa Rosa de Lima



Nascida na cidade de Lima, capital do Peru, no ano de 1586, Isabel Flores é seu nome de batismo, mas sua mãe, ao ver aquele rosto rosado, começou a chamá-la de Rosa, nome com a qual ficou conhecida. Desde de pequena, teve grande inclinação à oração e à meditação. Um dia, estava rezando diante de uma imagem da Virgem Maria, com Jesus Cristo ainda bebê nos braços, quando ouviu uma voz que vinha da pequena imagem de Jesus, que lhe dizia: "Rosa, dedique a mim todo seu amor..."
A partir de então, tomou a decisão de amar somente a Jesus, mas por causa de sua beleza, muitos homens acabavam se apaixonando por ela. Para não ser motivo de tentações, Rosa cortou seus longos e belos cabelos e passou a cobrir o rosto constantemente com um véu. Rosa de Lima se espelhava em Santa Catarina de Sena como modelo de vida a ser seguido. Ingressou na Congregação da Ordem Terceira de São Domingos aos 20 anos. Pediu e obteve licença de emitir os votos religiosos em casa - e não no convento - como terciária dominicana.
Construiu para si uma pequena cela no fundo do quintal da casa de seus pais e passou a levar uma vida de austeridade, de mortificação e de abandono à vontade de Deus. Por meio de rigorosas penitências, Rosa eliminou de sua vida todo orgulho, amor próprio e vaidade. Alcançando um alto grau de vida contemplativa e de experiência mística, suas orações e penitências conseguiram converter muitos pecadores. Muitos milagres aconteceram após sua morte. Ela foi canonizada em 1671 por Clemente X.
Foi a primeira santa canonizada da América Latina e proclamada padroeira da mesma.
Santa Rosa de Lima é para nós um testemunho de que é possível transformarmos os espinhos e as dificuldades da vida em rosas e vitórias sobre o mundo. Ela, por diversas vezes, repetia: "Jesus está comigo!"


Santa Rosa de Lima, rogai por nós! 


Pax! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário