quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

São Petrônio

                                                 


Petrônio era descendente da nobre e influente família Petrônia, de cônsules romanos, o que lhe propiciou ocupar cargos importantes na política. Foi ordenado sacerdote pelo bispo de Milão, Santo Ambrósio, no ano 421. Até então, levava uma vida fútil e mundana na Gália, atual França, quando teve uma profunda crise existencial e largou tudo para vestir o hábito.
Mais tarde, Petrônio foi nomeado o oitavo bispo de Bolonha. Um dos melhores, porque marcou seu mandato nos dois planos, espiritual e material. Conduziu seu rebanho nos caminhos do cristianismo, mas também trabalhou muito na reconstrução da cidade, destruída por ordem do imperador Teodósio I, chamado o Grande.
Uma antiga tradição local conta que Petrônio teria sido nomeado e consagrado pelo próprio papa Celestino I, no ano 430. A nomeação foi perfeita, pois Petrônio enfrentou até invasões dos povos bárbaros durante a reconstrução. E não deixou o povo esmorecer, revigorando a fé e estimulando o trabalho duro. Depois de sua morte, em 480, a população passou a venerá-lo como padroeiro de Bolonha, guardando-o com carinho no coração.
São petrônio é um claro exemplo de uma santidade comprometida com a realidade. Um homem que, saído da realidade política de sua época, soube responder a Deus em seu chamado e serviço aos irmãos. Assumiu sua vocação religiosa sem descuidar das realidades sociais e políticas da época.
Em ano de eleição política em nosso país, peçamos a intercessão de São Petrônio para nossos atuais políticos, para que sejam coerentes no serviço ao povo, para a construção de uma sociedade mais justa e feliz. São Petrônio, rogai por nós e abençoai nossos políticos! 
Pax!

Nenhum comentário:

Postar um comentário