
Era irmão menor do também apóstolo Pedro. Foi discípulo de João Batista e, por indicação do mesmo, passou a seguir Jesus, com o apóstolo João. Uma vez que esteve com Jesus, André saiu ao encontro de seu irmão mais velho e anunciou: "Encontramos o Cristo!" (Jo 1,42).
Aprendamos com Santo André, que em nada reteve sua experiência de encontro pessoal com Jesus, mas foi impelido a já anunciar a outros o grande tesouro recém-encontrado. É em direção da própria família que André encontra seu primeiro campo de missão, pois ao anunciar o Cristo a seu irmão mais velho, tornou-se instrumento humano de grande eficácia. Também nós, a exemplo de Santo André, temos um vasto campo de missão entre os de nossa família que precisam conhecer a Jesus.
Também foi Santo André que teve a ousadia de apresentar a Jesus aquele menino com cinco pães de cevada e os dois peixes (Jo 6,9), que rendeu a todos nós o lindo testemunho do milagre da multiplicação dos pães. Assim como naquele dia Santo André aprendeu que o pouco ofertado a Deus pode por Ele ser multiplicado para saciar as grandes necessidades do homem, a memória desse santo apóstolo nos convida a atualizarmos esse fato de sua vida, quando ainda hoje continuamos a oferecer nosso pouco, para que o próprio Deus realize a multiplicação para saciar a fome de uma multidão.
Segundo as tradições, morreu mártir em Patras, sobre uma cruz disposta no formato de um X. O Papa Paulo VI restituiu à Igreja Oriental as relíquias do santo. Santo André exerce sua primeira atividade de evangelização em sua própria família. Que o modelo desse santo apóstolo nos inspire o coração e nos dê criatividade para que também nós consigamos anunciar a nossos familiares a verdade que salva: Jesus Cristo.
Santo André apóstolo, rogai por nós!
Pax!
Nenhum comentário:
Postar um comentário