sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Santa Maria Goretti



Maria Goretti, nascida em 16 de outubro de 1890, em Corinaldo, centro da itália, era de família pobre, numerosa e camponesa, mas muito temente a Deus. Com a morte do pai em 6 de maio de 1900, ela com os seus, foram morar em um local perto de Roma, sob o mesmo teto de uma família composta por um pai viúvo e dois filhos, sendo um deles Alexandre. Aconteceu que este jovem, por várias vezes, tentou seduzir a jovem, que ficava em casa para cuidar dos irmãozinhos. E, por ser uma menina temente a Deus, sua resposta era cheia de maturidade: "Não, não, Deus não quer; é pecado!".
Diz o processo canônico que Maria Goretti, aquela débil menina de 12 anos incompletos, encontrou forças para lutar com um leão, somente para defender o tesouro mais querido de sua vida, sua castidade. Diante daquela defesa heroica da jovem mártir, o criminoso agarrou a barra de aço e acravou repetidas vezes naquele corpo virginal. Na manhã seguinte, domingo, 6 de julho, Maria Goretti recebeu a Sagrada Comunhão. Foi comovente a cena que se passou. Sua mãe perguntou-lhe: "Maria, minha filha, você perdoa de todo coração seu assassino?" "Sim, perdoo... Lá do céu, rogarei para que se arrependa. Ainda mais: quero que ele esteja junto de mim na eterna glória." E a verdade é que Maria conseguiu seu isento, porque no processo canônico para a beatificação aparece entre as primeiras testemunhas Alexandre Serenelli, preso logo após a violenta investida. Ele próprio declarou ter tido uma visão da mártir, fato que culminou em sua conversão. A mão, os irmãos e o próprio assassino puderam assistir em 24 de julho de 1950 à solene canonização de Santa Maria Goretti, na Praça São Pedro presidida pelo Santo Padre Papa Pio XII. 
O martírio de Santa Maria Goretti nos deixa o claro testemunho de maturidade dessa jovem de 12 anos. Tinha clareza do que era o pecado e fez sua radical escolha de se opor ao mesmo, por amor a Deus. Ainda em vida, perdoou ao seu assassino, pagando o mal a ela cometido com o perdão, que daria a seu agressor a oportunidade de se converter. Aprendamos dessa santa a clareza e radical escolha de nos opormos ao pecado e a heroica virtude de perdoar aqueles que nos fazem mal.


Dica de filme sobre a vida de Santa Maria Goretti:


                                            


Santa Maria Goretti, rogai por nós!


Pax! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário